vidro prensado
Hulk Giannelli

25 jul, 2022

Vidro Prensado | Inteligência de Produção

25 de julho de 2022

Sabe aqueles pratos de vidro que nós usamos em casa e inclusive nossas avós têm aqueles na cor marrom? Eles são produzidos através de um processo chamado de pressão de vidro.

Taças feitos em vidro
Taças feitos com vidro prensado

Esse processo é bem simples e você vai precisar de 2 moldes, um macho e um fêmea. O molde macho é aquele que tem alguma saliência e o molde fêmea é aquele que tem uma concavidade, então podemos dizer que o macho é o convexo e o fêmea é o côncavo.

Muitos dos moldes que são usados tem essas duas partes, macho e fêmea, mas existem alguns processos que só usam um tipo de molde.

O processo de vidro prensado é colocar o material, uma massa de vidro (um vidro em forma bastante viscosa), dentro do molde fêmea e depois pressionar esse material com o outro molde, o macho, para conseguir a forma da peça.

Possibilidade do vidro prensado

Uma coisa interessante sobre esse processo, que não acontece em outros, é que os lados das peças não precisam ser iguais, você pode ter uma textura, um desenho, em qualquer um dos lados da peça.

Benefícios da pressão em vidro
Detalhe do processo produtivo

Você pode observar que alguns pratos e copos, por exemplo, tem algum tipo de trabalhado na parte externa, mas são lisos na parte de dentro. Isso não é tão fácil de se conseguir.

Em outros processos, como a injeção, isso não é possível e para conseguir esse efeito, você precisaria fazer duas peças diferentes e juntar elas depois, mas aí já seriam necessários 4 moldes.

Já na pressão de vidro, com apenas o molde macho e o fêmea, prensando o material você consegue ter desenhos de um lado e do outro.

Um outro produto que é feito por este processo são os vidros de janela, nos quais o molde é uma chapa onde a massa de vidro é despejada e prensada, embora algumas vezes a massa nem precise ser prensada pois ela adquire a forma da chapa enquanto esfria.

Você também vai gostar de ler
tubos extrusados

Extrusão | Inteligência de Produção

Para este processo vamos falar sobre o processo...
Ler mais
torno de madeira

Torneamento | Inteligência de Produção

Sabe essas pernas de banquetas e cadeiras antigas,...
Ler mais