torno de repuxamento
Hulk Giannelli

7 abr, 2022

Repuxo ou repuxamento | Inteligência de Produção

7 de abril de 2022

Existe uma técnica muito utilizada, inclusive por designers, para produtos de metal e redondos, por exemplo cúpulas de metal de luminárias, chamada de Repuxamento ou Torneamento por Repuxo, também é conhecida simplesmente por Repuxo.

repuxamento de metal
Repuxo

Essa técnica tem uma concepção muito simples, é algo muito parecido com usar um torno. Para quem não sabe, o torno é um equipamento onde você encaixa uma peça e, através de rotação, você vai desbastar materiais, criando formas cilíndricas. Estes materiais podem ser madeira, metal e muitos outros.

Processo do Repuxo

O primeiro passo é criar um molde, que pode ter reentrâncias e até algumas entradas negativas. Esse molde pode ser feito através de usinagem, com metal ou até madeira.

Depois disso, você vai precisar de uma chapa de metal, cortada em formato circular, chamada de blank. Aí então, o molde deve ser colocado no mandril e travado. Em seguida, coloca-se também o blank, pressionando os dois, como um sanduíche.

(O mandril é semelhante e recebe o mesmo nome da peça usada para prender a broca na furadeira)

Blank ou disco para repuxo

Existem várias ferramentas e várias possibilidades do que fazer com isso, mas a primeira coisa a se fazer, é tornar a peça, ou o blank, perfeitamente circular. Para isso você vai aplicar um bastão sobre a peça, enquanto ela está girando, para deixá-la o mais redonda possível. Ou seja, conforme a rotação e você trabalhando nela, o blank vai ficando cada vez mais redondo.

Depois disso, você vai colocar essa peça no apoio e vai empurrá-la contra o molde, usando o bastão. Conforme ela vai rodando e você vai empurrando o material, ele vai se deformando e se conformando, de acordo com o molde, em rotação.

Assim, a sua peça pode ter, virtualmente, o desenho que você quiser. Porém, ela vai ser uma peça oca.

É possível aplicar essa técnica a vários tipos diferentes de moldes, você pode ir trocando os moldes e vai conformando a peça de acordo com o que você quer.

Por exemplo, você pode começar com um molde maior, depois trocar de molde, no mandril, por outro menor, e continuar o processo, deformando a peça de uma forma diferente.

repuxo de metal
Peças repuxadas

No final, o desenho da sua peça será igual a parte externa do seu molde, depois você simplesmente retira o molde e tem uma peça belíssima, em metal, com vários tamanhos e várias profundidades.

Esse processo é muito utilizado no mercado de iluminação, vários domus, que são a parte arredondada de luminárias, utilizados para refletir a luz das lâmpadas, são fabricados por esse processo. Muitos são feitos em alumínio, já que é fácil trabalhar o alumínio por esse sistema, fazendo um blank de alumínio.

Luminária
Peça repuxada final

Depois de tudo, você ainda pode aplicar um outro processo, chamado de banho de anodização, que é o processo de colocar cor no alumínio, mas vou falar sobre isso mais adiante, com um capítulo todo sobre anodização.

Você também vai gostar de ler
vidro prensado

Vidro Prensado | Inteligência de Produção

Sabe aqueles pratos de vidro que nós usamos...
Ler mais
tubos extrusados

Extrusão | Inteligência de Produção

Para este processo vamos falar sobre o processo...
Ler mais