Vidro Prensado | Inteligência de Produção
Sabe aqueles pratos de vidro que nós usamos em casa e inclusive nossas avós têm aqueles na cor marrom? Eles são produzidos através de um processo chamado de pressão de vidro.
Esse processo é bem simples e você vai precisar de 2 moldes, um macho e um fêmea. O molde macho é aquele que tem alguma saliência e o molde fêmea é aquele que tem uma concavidade, então podemos dizer que o macho é o convexo e o fêmea é o côncavo.
Muitos dos moldes que são usados tem essas duas partes, macho e fêmea, mas existem alguns processos que só usam um tipo de molde.
O processo de vidro prensado é colocar o material, uma massa de vidro (um vidro em forma bastante viscosa), dentro do molde fêmea e depois pressionar esse material com o outro molde, o macho, para conseguir a forma da peça.
Possibilidade do vidro prensado
Uma coisa interessante sobre esse processo, que não acontece em outros, é que os lados das peças não precisam ser iguais, você pode ter uma textura, um desenho, em qualquer um dos lados da peça.
Você pode observar que alguns pratos e copos, por exemplo, tem algum tipo de trabalhado na parte externa, mas são lisos na parte de dentro. Isso não é tão fácil de se conseguir.
Em outros processos, como a injeção, isso não é possível e para conseguir esse efeito, você precisaria fazer duas peças diferentes e juntar elas depois, mas aí já seriam necessários 4 moldes.
Já na pressão de vidro, com apenas o molde macho e o fêmea, prensando o material você consegue ter desenhos de um lado e do outro.
Um outro produto que é feito por este processo são os vidros de janela, nos quais o molde é uma chapa onde a massa de vidro é despejada e prensada, embora algumas vezes a massa nem precise ser prensada pois ela adquire a forma da chapa enquanto esfria.