Torneamento | Inteligência de Produção
Sabe essas pernas de banquetas e cadeiras antigas, que são redondinhas e tem uma variação na espessura? Essas peças são feitas através de um processo chamado de torneamento.
Este processo é bem simples de se entender, oficialmente ele é usado em cima de um torno e por isso é chamado de torneamento.
Torno mecânico
E o que é um torno? Torno é uma ferramenta que vai girar a peça 360 graus, em alta rotação. Basicamente, você pega um bloco, do material que for usar, madeira, cerâmica ou metal, encaixa este bloco no torno. Depois disso, o torno é ligado e você pode começar o processo de desbaste para dar forma a esse bloco.
O primeiro ponto é utilizar uma ferramenta para deixá-lo perfeitamente redondo (cilíndrico). Conforme o torno gira o bloco, você usa a ferramenta, empurra contra o bloco, para tirar os excessos, até obter um cilindro uniforme.
Depois disso você vai usar ferramentas específicas para aquilo que você quer fazer com a peça, você pode até fazer ferramentas, se quiser.
O processo é sempre empurrar a ferramenta no bloco em alta rotação, desbastando o material até chegar na forma que você quer.
Para entender melhor, imagine que o eixo da peça seja o centro, e a distância entre o eixo da peça até a sua ferramenta seria um raio. Conforme você empurra a ferramenta, na vertical, você desbasta o material, para mais perto do centro, diminuindo o raio da peça. Da mesma forma, quando você puxa a ferramenta durante o desbastamento, você retira menos material, e por isso o raio vai ser maior.**
Além desse trabalho na vertical, você também trabalha na horizontal, para alcançar a forma desejada.
Na realidade o desenho dessas peças é muito simples, imagine que você fizesse uma aresta e desse uma rotação nela, porém invés de gerar uma forma através da rotação, você vai tirar essa forma de um bloco. Inclusive esse processo é usado em softwares, quando você aprende a fazer os primeiros produtos, através do comando/ferramenta Revolve: você desenha a linha de borda, aplica o comando Revolve e, então, você obtém uma peça. Vasos, copos e taças são desenhados dessa maneira dentro dos softwares de 3D.
O trabalho com o torno é o mesmo processo, você pega o desenho de uma linha, em cima dessa linha você vai desbastar o material para conformar o material e chegar na peça que você quer.
O torneamento pode ser aplicado em metal, em madeira (o mais comum) e, depois da primeira queima, é possível desbastar cerâmica.
Esse processo também é utilizado na fabricação de ferramentas, muitas peças de usinagem, de automóveis, são feitas através do torneamento. Inclusive, neste caso, o mais comum é que as peças sejam feitas através do torneamento mecânico, chamado de CNC.