Moldes | Inteligência de Produção
Vamos falar de um elemento muito importante que vem sendo citado em diversos processos até aqui, o molde.
Mas afinal, você sabe o que é o molde? Ele pode ser bem mais complexo do que você imagina.
Sempre que pensamos em moldes de fabricação, pensamos numa cavidade, que é de onde tiramos os modelos. Mas o molde é diferente disso, pode haver várias partes envolvidas, que estão relacionadas à construção desse molde.
E quais são então as partes do molde? São 4 partes: o molde, a cavidade, o tacelo e o porta molde. Vamos então entender cada uma delas.
Cavidade do molde
Aquela parte que nós comumente chamamos de molde, onde se despeja o material, não é de fato o molde, mas sim a cavidade. Essas cavidades podem estar num molde. Vamos tomar como exemplo os moldes de silicone, quando você tira o molde de alguma coisa, nós chamamos aquele buraco que vai moldar as peças de molde, mas aquela é a cavidade, o molde é aquela forma que está em volta.
É importante entender estas terminologias corretamente porque, oficialmente, nas indústrias, uma empresa faz diversas cavidades dentro de um único molde. Uma forma fácil de você entender isso, se você observar a base desses copinhos plásticos descartáveis, você vai perceber que eles tem uma numeração. Eu não estou falando dos números dentro das flechas triangulares, aqueles números dizem respeito aos materiais e reciclagem. Estou falando de um outro número que também fica no fundo e que parece aleatório. Acontece que, no processo de fabricação desses copinhos, a indústria usa diversas cavidades dentro do mesmo molde.
No caso dos copinhos, eu já encontrei moldes com até 74 cavidades. Isso permite uma produção mais rápida. E porque a numeração? Caso surja algum defeito nos produtos, que esteja relacionado a uma cavidade, você consegue saber qual das cavidades originou o defeito e, ao invés de perder todo o molde, você apenas deixa de usar aquela cavidade, por meio de uma tampa, por exemplo.
O uso de mais cavidades em um mesmo molde colabora para a consistência de resultado da cor do produto, por exemplo. Algumas vezes as empresas fazem a parte de cima e a de baixo de um produto dentro do mesmo molde, para garantir que os dois terão exatamente a mesma cor, pois o material usado nas duas partes será exatamente o mesmo, não existe o risco de diferença de variação de cor entre as rodadas de produção. Então quando eu junto as duas partes, elas têm a mesma cor. Isso é muito usado na produção de celulares e brinquedos. Alguns brinquedos não são produzidos dessa forma e você consegue ver a diferença de cor entre as partes. Algumas vezes também, as peças do corpo são produzidas num molde e o rosto é produzido através de um outro processo, o que resulta numa cor diferente para o rosto.
Um número maior de cavidades num molde aumenta a produtividade. Os copinhos citados acima precisam de um grande escalonamento na produção, por isso 74 cavidades no molde.
Porta molde
Existe também algo chamado de porta molde. Imagine que cada máquina que injeta o material nas cavidades pode ser diferente. Por exemplo, em impressoras de marcas diferentes, como Epson e HP os cartuchos de tinta são diferentes, a tinta em si pode até ser semelhante, mas o cartucho é diferente. Na indústria é a mesma coisa, existem máquinas diferentes e a diferença de compatibilidade é resolvida através dos porta moldes. Vou citar como exemplo duas máquinas diferentes a Romi, uma das máquinas mais famosas que existem nessa indústria, que tem um custo mais acessível, e a Milacron, uma máquina mais sofisticada e muito mais cara. Essas máquinas são diferentes uma das outras, portanto, precisam de porta moldes diferentes.
Então, além do molde e da cavidade, você também tem o porta moldes, que é onde você vai encaixar o molde.
Tacelos
Existe uma outra terminologia que é importante você aprender, tacelos. O que é o tacelo? Imagina que eu quero fazer um copo, eu não consigo fazer isso de uma vez só, então eu preciso dividir ele no meio (direita e esquerda) e também num tubo que precisa vir por dentro, para formar a cavidade do copo, para que ele seja oco. Então esse molde vai ser constituído por 2 cavidades e três tacelos. O tacelo da direita, o da esquerda e a parte que vai formar a cavidade do copo. Então pode-se dizer que os tacelos são os pedaços do molde.
Esta foi uma introdução, com alguns conceitos básicos. Tudo isso tem muito mais complexidade e mais questões a serem observadas, como ângulos e formas de retirar do molde, por exemplo. Mas com esta introdução você já consegue entender os processos e como aumentar a produtividade.