Hulk Giannelli

4 nov, 2021

Termoformagem | Inteligência de Produção

4 de novembro de 2021

O processo de termoformagem permite produzir muitas peças repetidamente, além de ser mais viável e barato que outros métodos de produção. Não se deve confundir com injeção plástica, onde apesar de ser um pouco parecido, não é o mesmo apresentado aqui.

Imagine a geladeira de sua casa, já percebeu que em seu interior, as paredes possuem um revestimento de plástico que o cobre? Pois bem, ali o processo utilizado é justamente o de termoformagem, ou mais popularmente conhecido como vacuum forming.

Como funciona a termoformagem na prática?

Imagine uma máquina composta por uma mesa com vários furinhos e um aspirador embaixo, que suga o ar da parte de cima para baixo, do conjunto e que nessa transposição, conduzida por um pistão que empurra literalmente a chapa de plástico, a ponto dela se deformar, de acordo com o formato do molde. Quando o ar é retirado, a chapa vai sendo modelada, até se conformar na peça.

processo de termoformagem
Processo de termoformagem

É isso que acontece! A bomba puxa o ar de cima para baixo e o processo se inicia. Coloca-se a chapa de plástico sobre a grade na parte superior da máquina e nesse local, já em funcionamento, encontra-se uma resistência elétrica que gera calor suficiente para um amolecimento da chapa. É neste ponto que a chapa se torna maleável, modificando seu estado.

Então, o pistão é acionado e ele empurra a chapa de tal forma, que ele vai mudando seu formato de acordo com a matriz.

máquina de termoformagem
Máquina de termoformagem

A termoformagem também é muito utilizado em alguns modelos de PDV nos supermercados, onde apresenta um processo de produção de displays de marcas de cervejas em alto relevo, por exemplo.

Você também vai gostar de ler
muito interessante Stanger Things

Pôsteres de Stranger Things por Butcher Billy

Pôsteres de Stranger Things por Butcher Billy, produzidas...
Ler mais
mesa para café por João Teixeira

Design de Móveis Elegantes por João Teixeira

Design de móveis elegantes por João Teixeira, que...
Ler mais