Utopia: Mausoléu Imaginário de Le Corbusier
Uma viagem por um Mausoléu imaginário em Chandigarh, a cidade modernista de Le Corbusier no norte da Índia.
Utopia é um curta-metragem em corte transversal. Essa perspectiva é usada exclusivamente para acompanhar a jornada enigmática dos personagens enquanto eles navegam pela complexa estrutura de concreto em busca da tumba em seu núcleo. À medida que navegam pela estrutura, vemos e ouvimos vislumbres do ambiente em mudança conforme o edifício se revela.
Inspirado por ilustrações de perspectiva arquitetônica desenvolvidas no período renascentista e ainda usadas nos dias atuais - o desenho transversal do Barbican por Chamberlin Powell e Bon é um bom exemplo. O filme adiciona a dimensão do tempo sendo comprimido conforme viajamos pela cena. O edifício foi projetado em colaboração com um arquiteto para criar uma estrutura funcional e incorporar a forma da letra do 'U' no quadro final.
O edifício teve que ser projetado precisamente no contexto da narrativa do filme, já que o layout e a estrutura são definidos quando cada elemento, sala e personagem aparece e desaparece. Devido à grande quantidade de detalhes, várias iterações foram necessárias para encontrar o equilíbrio certo entre complexidade e legibilidade. Ao longo do projeto, foram desenvolvidas várias molduras de estilo para explorar os diferentes materiais para o edifício.
O projeto foi criado em Houdini usando uma abordagem procedimental para ser capaz de controlar globalmente o tempo, a animação e a iluminação. Essa abordagem economizou tempo, pois a geometria do edifício mudou regularmente ao longo do projeto.
O visual do projeto foi alcançado pela combinação de vários passos na composição para criar a estética da ilustração.