Usinagem | Inteligência de Produção
Dando continuidade sobre métodos de fabricação, vamos falar sobre o processo de conformação conhecido como Usinagem.
asicamente, quando falamos em conformação de materiais, dizemos que a sua transformação é feita mecanicamente e o resultado disso são os conhecidos moldes.
Na usinagem uma parte interna do bloco sólido é extraída.
Imagine o seguinte: sobre uma bancada, está colocada um bloco sólido e que para conformar essa peça, há um conjunto de furadeiras logo acima, onde estão disponilizados determinados tipos de brocas, para que desbastem a peça.
Ao longo do processo, existem trocas das brocas para atingir a furação ideal. Desta forma, é feito o aprofundando conforme o projeto.
A fresa é um bom exemplo disso e bastante usado na indústria moderna. Enfim a peça a ser usinada é colocada sobre a mesa, recebe o contato da broca que está inserida na furadeira na parte de cima e nesse contato, ela começa a esculpir a peça.
Começando pelo corte em camada por camada desse material, e nesse processo, que é muito utilizado na indústria para se fazer os moldes de aço para injeção. Além do aço, a usinagem pode ser feita em outros materiais como madeira.
Observa-se que no resultado final, existem sobras residuais chamadas de cavacos, que lembram “cabelos de anjos”. Essas sobras de metais todos enroladinhos precisam ser retirados para o acabamento final.
A condução dessas brocas são matematicamente delimitadas por softwares que direcionam os cortes e furos de maneira contundente, sem exceder os limites necessários.
A broca basicamente retira de dentro da peça, só o necessário, garantindo que o resultado final seja o mais perfeito possível.
Tipos de equipamentos de usinagem
Existem vários tipos de usinagem desde os mais simples aos mais avançados. Entre os mais avançados, destacamos um equipamento com cinco eixos que permitem trabalhar a peça em diversos ângulo, sejam positivos ou negativos.
Nota-se que a usinagem depende muito do tipo do material que está sendo usada, da mesma forma que furadeira de casa, onde é preciso atentar para o número da broca e o furo que se pretende fazer.
Mas o importante na produção, principalmente para quem atuamos diretamente na indústria, é verificar os pontos arredondados, por que muitas vezes representam a identidade do produto ou da empresa.
Na produção é preciso entender quais são as brocas corretas para o processo no todo.
Resumidamente o processo de usinagem é o ato de pegar um bloco e usinar as partes excedentes para gerar um objeto ou peça com a característica planejada.
Fique conosco, e navegue pelos nossos materiais sobre processos produtivos.
Esperamos que tenha gostado e nos vemos no meu próximo artigo.