Universidade Obafemi Awolowo: O Campus mais Fascinante da África
Universidade Obafemi Awolowo: O Campus mais fascinante da África é um polo universitário que recebe alunos oriundos de várias partes do mundo e possui uma arquitetura que é considerada a mais fascinante da África.
Desenvolvido em parceria entre o arquiteto israelense e ex-aluno da Bauhaus Arieh Sharon e Escritório Nigeriano de Arquitetura A.A. Egbor, o projeto do Campus da Universidade de Ife é hoje conhecido como “o mais fascinante campus universitário da África”, um projeto que se estendeu por um período de 25 anos e foi construído com a colaboração da AMY Company.
Ela conta com programas e financiamentos de órgãos como Unicef e governo local e é tradicional em seus diversos cursos mantidos desde os anos 60, por ocasião de sua construção. Nasceu como Universidade de Ife e posteriormente em 12 de maio de 1987, passou a se chamar "Universidade Obafemi Awolowo".
A equipe de arquitetos, liderados por Sharon, escolheu este terreno à dedo, muito devido às suas características topográficas bastante singulares. Eles projetaram uma série de edifícios que se espalham pela paisagem, “subindo e descendo as pequenas colinas” da planície do sudoeste da Nigéria. Desta maneira, os arquitetos procuraram preservar ao máximo a topografia natural do terreno, implantando as enormes estruturas de concreto de forma a causar o menor impacto possível na paisagem e no seu contexto específico.
Imagens: Reprodução / Arieh Sharon Org - imprensa mídia