turbina das marés
ATOM studios

15 ago, 2021

A Turbina das Marés que Pode Fornecer Eletricidade Para 2.000 Casas

15 de agosto de 2021

Turbina das marés ou turbina maremotriz é um dos mais eficientes geradores de energia renovável do mundo, pois oferece previsibilidade, confiabilidade e baixo custo de manutenção (embora o invesimento inicial seja relativamente mais alto).

Utilizada no mar ou contida em barragens, a energia é criada a partir das ondas do oceano durante a subida e descida das marés.

A Orbital Marine Power lançou recentemente sua própria turbina de marés chamada de O2 na costa de Orkney, Escócia.

Composição da turbina das marés O2

O2 é uma turbina maremotriz de 2 MW de 74 metros, de flutuação livre, que será capaz de fornecer energia renovável e sustentável pelos próximos quinze anos. Possui potencial de fornecer eletricidade a cerca de 2.000 residências em todo o Reino Unido anualmente.

O local para implantação da O2 foi escolhida especialmente devido às poderosas correntes do mar resultantes da confluência do Oceano Atlântico e do Mar do Norte. O fluxo da maré chega a alcançar 3 m/s, ou cerca de 6 nós. De lá é feita a conexão até as redes elétricas em terra.

A embarcação é composta por duas lâminas e um rotor de 20 metros, onde permite a navegação bidirecional e otimizar o fluxo das marés.

A Orbital Marine Power é uma empresa privada e recebeu apoio em várias iniciativas do governo escocês e da União Europeia para financiar o lançamento da O2.

“Com nossos abundantes recursos naturais, experiência e ambição, a Escócia está idealmente posicionada para aproveitar o enorme mercado global de energia marinha enquanto ajuda a entregar uma rede Net Zero… A implantação da O2 da Orbital Marine Power, a turbina maremotriz mais poderosa do mundo, é um momento de orgulho para a Escócia e um marco significativo em nossa jornada rumo à sustentabilidade. ”

Michael Matheson, secretário de gabinete para Net Zero, Energia e Transporte
turbina das marés em terra

Após um longo processo de construção, o O2 foi feito para utilizar o vai e vem das marés e assim produzir energia.

estrutura da turbina das marés

A turbina de 74 metros de comprimento possui um cubo de inclinação de duas pás e um rotor de 20 metros.

transporte da turbina
vista frontal da turbina maremotriz

As conexões do cabo de energia estão localizadas em ambas as extremidades da turbina, conectando-a às redes de eletricidade em terra.

turbina com as hélices

O O2 é composto por plataformas de embarque e carregamento para que os pesquisadores possam mergulhar na ciência por trás da aquisição de energia das marés.

turbina sendo tranportada
transporte da turbina

A turbina das marés está localizada em Fall of Warness, local com bastante movimentação de maré, resultante da confluência do Oceano Atlântico e do Mar do Norte.

A costa de Orkney é conhecida pela ação das marés altas.

Você também vai gostar de ler
vidro prensado

Vidro Prensado | Inteligência de Produção

Sabe aqueles pratos de vidro que nós usamos...
Ler mais
tunel do tempo por Dima Lamonov

Ilusões Tridimensionais por Dima Lamonov

Ilusões tridimensionais por Dima Lamonov, nessa seleção de...
Ler mais