A Turbina das Marés que Pode Fornecer Eletricidade Para 2.000 Casas
Turbina das marés ou turbina maremotriz é um dos mais eficientes geradores de energia renovável do mundo, pois oferece previsibilidade, confiabilidade e baixo custo de manutenção (embora o invesimento inicial seja relativamente mais alto).
Utilizada no mar ou contida em barragens, a energia é criada a partir das ondas do oceano durante a subida e descida das marés.
A Orbital Marine Power lançou recentemente sua própria turbina de marés chamada de O2 na costa de Orkney, Escócia.
Composição da turbina das marés O2
O2 é uma turbina maremotriz de 2 MW de 74 metros, de flutuação livre, que será capaz de fornecer energia renovável e sustentável pelos próximos quinze anos. Possui potencial de fornecer eletricidade a cerca de 2.000 residências em todo o Reino Unido anualmente.
O local para implantação da O2 foi escolhida especialmente devido às poderosas correntes do mar resultantes da confluência do Oceano Atlântico e do Mar do Norte. O fluxo da maré chega a alcançar 3 m/s, ou cerca de 6 nós. De lá é feita a conexão até as redes elétricas em terra.
A embarcação é composta por duas lâminas e um rotor de 20 metros, onde permite a navegação bidirecional e otimizar o fluxo das marés.
A Orbital Marine Power é uma empresa privada e recebeu apoio em várias iniciativas do governo escocês e da União Europeia para financiar o lançamento da O2.
“Com nossos abundantes recursos naturais, experiência e ambição, a Escócia está idealmente posicionada para aproveitar o enorme mercado global de energia marinha enquanto ajuda a entregar uma rede Net Zero… A implantação da O2 da Orbital Marine Power, a turbina maremotriz mais poderosa do mundo, é um momento de orgulho para a Escócia e um marco significativo em nossa jornada rumo à sustentabilidade. ”
Michael Matheson, secretário de gabinete para Net Zero, Energia e Transporte
Após um longo processo de construção, o O2 foi feito para utilizar o vai e vem das marés e assim produzir energia.
A turbina de 74 metros de comprimento possui um cubo de inclinação de duas pás e um rotor de 20 metros.
As conexões do cabo de energia estão localizadas em ambas as extremidades da turbina, conectando-a às redes de eletricidade em terra.
O O2 é composto por plataformas de embarque e carregamento para que os pesquisadores possam mergulhar na ciência por trás da aquisição de energia das marés.
A turbina das marés está localizada em Fall of Warness, local com bastante movimentação de maré, resultante da confluência do Oceano Atlântico e do Mar do Norte.
A costa de Orkney é conhecida pela ação das marés altas.