LEGO: blocos feitos a partir de garrafas PET reciclados
Desde 2018,o LEGO Group tem feito progressos nas iniciativas de sustentabilidade, incluindo a remoção de plástico descartável de suas caixas e a produção de elementos especiais em biopolietileno, um polímero natural proveniente da cana-de-açúcar.
A icônica empresa de brinquedos apresenta o seu mais recente esforço de sustentabilidade: protótipos de blocos feitos a partir de garrafas PET recicladas. Derivado do plástico descartado, o novo protótipo sustentável da LEGO marca o ápice de três anos testando mais de 250 variações de plásticos.
Como resultado: blocos de LEGO feitos inteiramente com materiais reciclados que atendem a uma série de requisitos como segurança, qualidade e principalmente diversão.
Após um ano de testes e reavaliações de diferentes formulações de PET, a próxima etapa é partir para uma produção piloto, onde os blocos já estariam disponíveis nas prateleiras das lojas.
Com uma única garrafa de plástico PET de um litro é possível produzir dez tijolos 2 × 4, mantendo todas as suas características clássicas, como fácil conexão entre eles.
Esta formulação PET da LEGO possui registro de patente,
Atualmente, o protótipo é uma mistura de plásticos PET reciclados e aditivos onde juntos fortalecem o plástico reciclado e, por sua vez, atendem aos requisitos exigentes da própria LEGO.
A nova composição reciclada da LEGO é aprovada pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, bem como pela European Food and Safety Authority (EFSA). Assim garantem a qualidade e a garantia que já conhecemos da mega empresa de brinquedos.
“Estamos muito entusiasmados com este avanço. O maior desafio em nossa jornada de sustentabilidade é repensar e inovar novos materiais que sejam tão duráveis, fortes e de alta qualidade quanto nossos tijolos existentes - e que se encaixem com os demais elementos LEGO já feitos nos últimos 60 anos. Com este protótipo, podemos mostrar o progresso que estamos fazendo.”
Tim Brooks - Vice Presidente de Sustentabilidade Ambiental da LEGO
Investimento milionário da LEGO na sustentabilidade
Nos próximos três anos, o Grupo LEGO investirá U$400 milhões em esforços para cumprir as metas de sustentabilidade, educação das crianças e reutilização de peças de LEGO.
O LEGO Group tem dois ambiciosos objetivos: tornar todas as embalagens sustentáveis até 2025 e todos os demais produtos até 2030. No momento, a empresa está anunciando planos para promover a agenda de sustentabilidade, fornecendo educação para crianças, aumentando a reutilização de tijolos e tornando a fabricação de carbono neutra .
Este investimento permitirá que a empresa faça mudanças, incluindo o uso de sacolas de papel ao invés de plásticas nas caixas de jogos de LEGO.
Além de cumprir as metas de fabricação da empresa, o investimento será usado para "inspirar as crianças através da aprendizagem por meio de brincadeiras, tornando o negócio mais circular e alcançando operações neutras em carbono". De acordo com o anúncio, isso atenderá a dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas: # 4 Educação de Qualidade e # 12 Consumo e Produção Responsáveis.
A circularidade está sendo coberta pelo LEGO replay, um esquema que permite que tijolos antigos sejam devolvidos ao LEGO Group para que possam ser reutilizados. O esquema foi testado nos EUA e será implementado em mais dois países em 2022.
Também há planos em andamento para tornar a produção neutra em carbono até 2022, com o LEGO Group instalando painéis solares em todas as fábricas e reduzindo o uso de energia.
“As crianças compartilham as ideias mais fantásticas e criativas sobre como podemos ser mais ecologicamente corretos quando nos contatam. Respondemos a todas as cartas e muitas são compartilhadas com o CEO e a equipe de Responsabilidade Ambiental para uma posterior análise. Eu adoro ouvir as crianças. É a melhor parte do meu trabalho!”
Tim Brooks - Vice Presidente de Sustentabilidade Ambiental da LEGO
“Não podemos perder de vista os desafios fundamentais que as gerações futuras enfrentam. É fundamental que tomemos medidas urgentes agora para cuidar do planeta e das gerações futuras. Como uma empresa que considera as crianças nossos modelos, somos inspirados por milhões deles que pedem ações mais urgentes em relação às mudanças climáticas. Acreditamos que eles devem ter acesso a oportunidades para desenvolver as habilidades necessárias para criar um futuro sustentável. Vamos intensificar nossos esforços para usar nossos recursos, redes, experiência e plataformas para fazermos uma diferença positiva. ”
Niels B Christiansen - CEO do LEGO Group
LEGO feito a partir da cana de açúcar
O kit da casa na árvore LEGO é feito com materiais à base de plantas, e é o exemplo mais recente da missão crescente da indústria de brinquedos para atrair pais da geração millenium, que buscam brinquedos sustentáveis para seus filhos.
Basicamente composto por cerca de duzentas peças, o kit é feito do novo biopolietileno da LEGO, que é produzido a partir da cana-de-açúcar de origem sustentável, o que torna este conjunto o mais ecologicamente correto até hoje.
De olho nos pais
“Os pais da geração Y estão mais conscientes do que as gerações anteriores de seu impacto no meio ambiente. Eles sentem a necessidade de ensinar pelo exemplo que podem tornar o mundo um lugar melhor. Eles estão dispostos a pagar mais por brinquedos sustentáveis de qualidade do que por brinquedos mais baratos que acabam em um aterro sanitário ”.
Jackie Breyer - Diretor Editorial de The Toy Book e The Toy Insider
Analistas de varejo dizem que os compradores preocupados com a sustentabilidade são uma força a ser reconhecida. De acordo com a empresa de pesquisas Nielsen, os consumidores com consciência ambiental aumentaram as vendas de produtos sustentáveis em quase 20% desde 2014. Em 2021, os consumidores deverão gastar U$150 bilhões em produtos sustentáveis.
E um relatório publicado em maio pela The Toy Association e pela Prodigyworks, observa-se que os pais millenium querem que os brinquedos e jogos com que seus filhos brincam sejam mais ecológicos e estão sempre procurando brinquedos biodegradáveis.