Designer Noé Duchaufour-Lawrance e Seus Móveis Sustentáveis
Noé Duchaufour-Lawrance, designer francês, criou um conjunto completo de móveis, usando cortiça queimada como material e matéria prima.
Podemos chamar de uma forma apropriada de: "Linha de Produtos Cortiça Queimada". O especialista usa cortiça descartada para a gama, escolhendo diferentes gradientes e padrões de grãos de cortiça, para criar um jogo entre as texturas.
Em via de regra, os designes sustentáveis, muitas vezes se inspiram na natureza e esta série de móveis não é exceção. É produzido pelo próprio estúdio português da designer Made in Situ e celebra a beleza das paisagens portuguesas, abundantes em montado de sobro.
A cortiça é um dos materiais naturais mais resistentes. Enquanto o designer passava pela serra de Pedrógão Grande durante os incêndios florestais de 2017, pensava na destruição, e durante isso teve o insight, o “Ahã!”, e faz o uso da cortiça queimada como inspiração.
Um ano depois, visitou uma empresa tradicional de fabricação de cortiça, onde descobriu várias técnicas de processamento de cortiça, que incluíam os resíduos das partes queimadas - cortiça literalmente queimada!
Cada peça, tem uma base com textura semelhante a uma casca, que se transforma em uma superfície de grão fino na parte superior. As cadeiras apresentam silhuetas ergonômicas que prometem conforto, enquanto as mesas apresentam elementos arquitetônicos.