produção em cerâmica
Hulk Giannelli

1 abr, 2022

Colagem de Barbotina | Inteligência de Produção

1 de abril de 2022

Sabe essas canecas de cerâmica que você tem em casa ? Elas são feitas através de um processo chamado colagem de barbotina e nós vamos falar sobre ele neste capítulo.

A colagem de barbotina é muito interessante porque ela pode ser ensinada nas universidades, para demonstrar o processo de como fazer xícaras, vasos e vários derivados de cerâmica e é também usada nas indústrias. Ela trata, basicamente, do comportamento dos materiais.

O Processo da Colagem de Barbotina

Como você produz uma barbotina? Basicamente, você pega pequenos pedaços de cerâmica, mistura com água e faz uma espécie de massa. Quando você obtém uma massa líquida, a barbotina está pronta. O próximo passo é construir o molde em gesso, e é muito importante que o molde seja em gesso, logo você vai entender porque.

Esse molde em gesso pode ser uma cópia de uma peça, a peça em madeira ou a peça no formato que você quer. Esse molde é o que chamamos de parte fêmea do molde e você vai dividi-lo, no mínimo, em 2 partes.

Supondo que você esteja fazendo um molde de um vaso, por exemplo, você vai ter dois lados desse molde, cada lado é o que nós chamamos de tacelo, e você vai precisar juntar os dois lados do molde para formar a peça.

O próximo passo é despejar a barbotina (que é aquele estado líquido da cerâmica) dentro desse molde, até transbordar.

colagem de barbotina

A barbotina, está cheia de água, como o gesso usado no molde é poroso, ele vai ajudar retirar e absorver a água da barbotina. O que vai acontecer aqui é que o material começa a secar de fora para dentro, ou seja, as paredes vão começar a ficar rígidas. Se você deixar a peça secar, ela vai se transformar numa peça maciça, mas geralmente a gente está procurando fazer uma peça oca, para colocar as coisas dentro.

Então, depois de um certo tempo, é necessário virar e despejar o excesso de massa de dentro do molde, deixando só a parede. O tempo aqui vai depender da massa, da peça e etc).

Depois disso, a peça é retirada do molde e é levada ao forno para a primeira queima, chamada de queima biscoito.

Esse processo é muito interessante porque ele usa as características tanto do material do molde, quanto da barbotina, que vai secando e vai enrijecendo.

Você também vai gostar de ler
vidro prensado

Vidro Prensado | Inteligência de Produção

Sabe aqueles pratos de vidro que nós usamos...
Ler mais
tubos extrusados

Extrusão | Inteligência de Produção

Para este processo vamos falar sobre o processo...
Ler mais