cadeira de isopor tamable
ATOM studios

5 ago, 2021

A Cadeira de Isopor Projetada Para Substituir as Tradicionais

5 de agosto de 2021

Assim como uma boa calça jeans, a cadeira de isopor Tamable fica mais confortável quanto mais é usada.

As propriedades do isopor permitem que o material passe por metamorfoses improvisadas. Também é muito usado nos mais diversos objetivos, desde material de embalagem a isolamento térmico.

Composto por 98% de ar, o isopor é reconhecido por sua facilidade no amortecimento de choques, tornando-o a escolha ideal para o transporte de produtos. O restante do isopor é composto por espuma de poliestireno extrudado de célula fechada (XPS), um tipo de material denso que dá ao isopor sua aparência rígida.

A natureza flutuante do isopor e sua aparência rígida inspiraram o Fountain Studio, de Seul na Coréia do Sul, a projetar a Cadeira Tamable, uma cadeira ergonômica e conceitual inteiramente feita de isopor.

Especificações da cadeira de isopor

A cadeira Tamable mantém a forma de uma poltrona tradicional com encosto.

Com o tempo, a superfície da cadeira Tamable muda para diferentes posições conforme a pessoa senta e se torna mais confortável com o seu uso contínuo.

O isopor é composto por 98% de ar, o que o torna o material de embalagem ideal. O isopor tende a se contorcer e deformar quando a pressão é aplicada em sua superfície.

cadeira projetada por fountain studio
pessoa sentada na cadeira de isopor

O isopor é composto por 98% de ar, o que o torna o material de embalagem ideal. O isopor tende a se contorcer e deformar quando a pressão é aplicada em sua superfície.

placas de isopor
propriedade do isopor

Sabemos que quando pressionamos o isopor com o dedo, o material se molda com a pressão e não volta a sua antiga forma. A Fountain studio usou esse insight ao desenvolver a cadeira Tamable onde a sua superfície se adapta a diferentes formas corporais e posições sentadas.

esquema do uso da cadeira de isopor
vista da cadeira de isopor tamable

O Fountain Studio se propôs a criar uma poltrona que alterasse sua forma externa naturalmente, para se adaptar a diferentes posições sentadas. Encontrando o material de construção ideal, a cadeira Tamable do Fountain Studio é feita de isopor devido a sua tendência a contorcer e dobrar quando determinada pressão é aplicada, dando à cadeira um conforto adaptável e leve que melhora com o uso.

materiais de estudo
analisando os mais diferentes materiais

O Fountain Studio considerou outros materiais antes de optar pelo isopor. A cadeira Tamable é inteiramente feita de poliestireno expansível que foi construída por uma fresadora CNC, e assim dar ao bloco de isopor alguns sulcos estilísticos e um formato de cadeira. A peça se torna mais confortável com o uso e desgaste.

detalhes dos sulcos da cadeira de isopor
máquina cnc fresando a cadeira de isopor

Técnicas de fresamento CNC foram usadas para dar à cadeira Tamable saliências estilísticas e um formato único. A cadeira Tamable muda a sua superfície e a forma geral com cada nova posição sentada - as saliências se nivelam para se tornar uma superfície plana e estridente, mais parecida com a das cadeiras tradicionais.

descrição da composição da cadeira de isopor
cadeira de isopor moldada com a sentada

Ao sentar na cadeira Tamable, o assento da cadeira forma uma depressão que permanece mesmo depois de você sair da cadeira.

Com o tempo, as cristas se nivelam e formam uma superfície achatada e estridente.

Quanto mais a pessoa se senta na cadeira Tamable, mais familiar ela se torna, passando de reentrâncias rígidas para uma superfície lisa.

Você também vai gostar de ler
mesa para café por João Teixeira

Design de Móveis Elegantes por João Teixeira

Design de móveis elegantes por João Teixeira, que...
Ler mais
queijo de livro por Jungho Lee

Obras Inspiradas em livros de Jungho Lee

Obras inspiradas em livros de Jungho Lee, que...
Ler mais