AIRO - Carro Elétrico de Thomas Heatherwick
AIRO - Projetado para a IM Motors, o Airo é um veículo totalmente elétrico com modos autônomos e controlados pelo motorista. Ele funcionará com energia elétrica, sem produzir poluentes de combustíveis fósseis ao se mover pela cidade.
Criado pelo designer britânico Thomas Heatherwick, apresentou o carro no Goodwood Festival e espera-se que o Airo possa entrar em produção na China em 2023, com planos de se fazer um milhão deles. O projeto radical pretende abordar não apenas a questão da poluição, mas também ajudar a resolver a "crise espacial".
Mas o carro vai além em sua ambição ambiental, pois também é equipado com um sistema de filtragem HEPA de última geração que limpa ativamente o ar da poluição de outros veículos quando ele passa pelo chassi, deixando o ar ao seu redor sempre limpo, o que podemos chamar de "papa poluição ambiente".
“Quando eu cresci, os valores do design se manifestaram através dos carros, fosse o [Ford] Sierra dos anos 1980, o [Fiat] Panda, algumas ideias importantes estavam surgindo nos carros. Quando fomos abordados pela IM Motors na China, dissemos que não éramos designers de automóveis e eles disseram 'é por isso que queremos você'."
O carro tem um grande teto de vidro e o interior foi projetado para se parecer com uma sala, com cadeiras ajustáveis que podem ser transformadas em camas e uma mesa central destinada a reuniões ou refeições.
Thomas Heatherwick espera que as pessoas vejam o carro como uma extensão de suas casas.
"Os fabricantes de automóveis estão se atropelando para fazer carros elétricos, mas um novo carro elétrico não deve ser apenas outro com um visual diferente", disse Heatherwick.